« Home | Emissões Fevereiro / Março / Abril de 2006 » | Dezembro de 2005 e Janeiro de 2006 » | Novembro 2005 » | Mês compositor John Williams » | Artigos / Comentários vossos em emissões do Cinemu... » | Janeiro / Fevereiro / Março 2005 » | Banda Sonora / Filme da vossa vida » | As vossas sugestões para o Cinemusicorium » | Em 2005 » | www.scoretrack.net » 

Cinemusicorium: história e próximos passos



INÍCIO

Todas as 2as feiras, entre as 20h e as 21h, na antena da Rádio Universidade de Coimbra, em 107.9FM ou via http://www.ruc.pt:8000/ ...


O Cinemusicorium realiza semanalmente o relato audio e verbal descritivo de uma obra da sétima arte em cada emissão, assim como a apresentação dos reis da música de cinema: os compositores!

Luzes, câmara, acção e... banda sonora!

A primeira emissão data de 26 de Julho de 2004 e desde aí vai para o ar todas as semanas (apenas com interrupção para a transmissão dos relatos do jogos de futebol da Académica de Coimbra).



A primeira banda sonora / filme em destaque foi "Dracula de Bram Stoker" com música composta por Wojcieh Kilar.


A emissão número 100 será no dia 3 de Julho de 2006!



PASSATEMPO ORIGINAL

Desde o início de 2006 que o "Cinemusicorium" também já tem um passatempo.
que surge no final do programa que consiste em lançar o desafio aos ouvintes de tentarem descobrir a que filme pertence um detemindado tema de uma banda sonora (com algumas pistas também).

Quem ligar para o 239 410 427 ganha a possibilidade de participar numa emissão especial com o destaque para uma banda sonora à sua escolha, uma visita guiada à Rádio Universidade de Coimbra e um DVD oferecido pelo Clube de Vídeo Avenida - patrocinador exclusivo do passatempo do Cinemusicorium.



EMISSÕES ESPECIAIS COM COLEGAS DA RUC E OUVINTES

Através do passatempo, convites do apresentador e de iniciativa espontãnea dos ouvintes e colegas da RUC, têm sido realizadas emissões especiais com a presença em estúdio destes convidados abordando o filme / banda sonora da sua vida e realizando o relato verbal e sonora deste (apresentação, o porquê da escolha, uma descrição de cenas e/ou de temas musicais que os marcaram nessa(s) obra(s), pormenores sobre compositores, actores, realizadores, entre outros relativos ao contexto do filme.

Esta "porta aberta" aos convidados para uma emissão da RUC pode dar-se de várias formas: presença em directo, no ar, ao vivo, emissão gravada, elaboração de artigo para leitura do apresentador, entre outras hipóteses. Então, continuamos a desafiar: a banda sonora / filme da tua vida é ... (escreve para vascootero@ruc.pt)

Apresenta-se de seguida a lista dos nossos convidados que já apssarem por emissões especiais no Cinemusicorium:

- Colegas da RUC (Inês Saraiva, Paulo Sebastião, Inês Patrão, João Terêncio, Henrique Vicente, Simão Ribau, Edite Queiroz, João Vaz, Sara Mendes, Catarina Cunha, Teresa Pato, João Pedro Sousa, Ana Vale do Rio, Ana Maria Oliveira, Rita Soares, Inês Rodrigues, Álvaro Mendes, Nuno Ávila, Paulo Andrade, Fernando Oliveira, Sérgio Silva, Sónia Melo, Isabel Lisboa, Gonçao Vasco, Rita Alcaire, Rodrigo Lacerda, Cláudia Morais, José Santiago, entre outros);

- Ouvintes (Tiago Pinto, João Vasco Costa, Gugu, João Cavaleiro, Daniel Quintans, Sofia Rodrigues, José Carlos Cardoso, Rui Craveirinha, Mónica Subtil, Felipe Sentelhas, João Gavião, Gonçalo Cadilhe, Carlo Patrao, Vincent Huck, Claudia Quintans, Pedro Ramos, Nelson Gomes, Ana Rita Mourão, Sofia Gameiro, Jorge da Ponte, Cossaqui, Susana Monteiro, Rui Pena, Fernandos Alves, Ana Paula Ribeiro, David Vieira, entre outros).



COMO PARTICIPAR?

Enviem-me um mail com a vossa sugestão e data em que querem vir ao programa (terá que ser uma segunda-feira futura das 20h às 21h).

Em princípio é só marcar e são imediatamente aceites e confirmada a vossa marcação!

Ex:

Marcação - "Gostava de participar no Cinemusicorium com a banda sonora de "Citizen Kane" no dia 13 de Fevereiro"

Resposta - "Ok está marcado, encontramo-nos nesse dia às 19h45 na RUC!"

* Nota: Se eu não tiver a banda sonora, terás que a arranjar e teremos que nos encontrar uma semana antes pelas 19h45 para eu poder anunciar com o CD a tua emissão para a semana seguinte.



OS PRÓXIMOS PASSOS

Até lá contamos com algumas surpresas como uma emissão com a participação do compositor português Bernardo Sassetti.



Iremos ter um grandioso concerto de bandas sonoras, enquadrado no 20º aniversário da RUC, com a Orquestra Clássica do Centro e o Coro Misto da Universidade de Coimbra apresentado por Vasco Otero: "Cinemusicorium ao vivo"!
Local Teatro Académico Gil Vicente; Data: a definir.

O "Cinemusicorium" também estará representado na "2ª Conferência sobre Música de Cinema de Úbeda, Espanha" que contará com as presenças do compositores como John Debney (Paixão de Cristo) e Basil Poledouris (Conan, o Bárbaro; Starship Troopers; Ases pelos Ares II; Caça ao Outubro Vermelho; Amanhecer Sangrento). Este evento contará com um espectacular concerto de Poledouris com a sua orquestra e coro a interpretar os seus maiiores êxitos!
Mais detalhes: http://congreso.bsospirit.com/index_e.html.


Cinemusicorium: onde o som apresenta a imagem e a música nos traz cinema!


Abraços a todos aqueles que têm contribuído para tornar este sonho num projecto,

Vasco Otero


vascootero@ruc.pt
http://www.cinemusicorium.blogspot.com/
http://www.scoretrack.net/ (site especializado em bandas sonoras parceiro do Cinemusicorium)


Cinemusicorium

  • Todas as 2as feiras, entre as 20h e as 21h, na antena da Rádio Universidade de Coimbra, em 107.9FM ou via ruc.pt/emissao.php ... O Cinemusicorium realiza semanalmente o relato audio e verbal descritivo de uma obra da sétima arte em cada emissão, assim como a apresentação dos reis da música de cinema: os compositores! Luzes, câmara, acção e... banda sonora por favor! Cinemusicorium: onde o som apresenta a imagem e a música nos traz cinema!
  • Locutor: Vasco Otero
  • Email:
  • Morada/Address:
    Programa Cinemusicorium
    RUC, Apartado 1178
    3000-315 Coimbra
    Portugal
[ perfil ]

Linques

Programas da RUC

Programas Antigos

Blogs de RUCianos

Extra Extra Extra

    Visitas desde 01-Jan-2005
Powered by Blogger
and Blogger Templates
design by Dave Shea